Quem deseja ter um imóvel próprio, mas está sem capacidade de pagar as parcelas, pode optar por comprar apartamento financiado e alugar. Essa é uma forma de receber um valor fixo que ajudará no seu orçamento e evitará problemas financeiros.
Porém, existem alguns cuidados que o proprietário deve tomar para não criar dívidas, o que inclui analisar o risco de vacância do apartamento. Por isso, separamos algumas informações relevantes para você entender melhor esse investimento e saber a importância de contar com profissionais especializados. Continue a leitura para conferir!
Como funciona esse tipo de investimento em imóveis?
O financiamento é uma forma comum de aquisição de imóveis, em que o futuro proprietário paga um valor de entrada e parcela o restante com juros acessíveis. Para quitar essa “dívida”, ele tem a possibilidade de encontrar um inquilino e usar mensalmente o aluguel para pagar as prestações.
A grande vantagem é que o financiamento fica com um peso menor no seu orçamento e o local continua no seu nome. Ou seja, no futuro, o proprietário pode morar lá ou aproveitar a valorização para vender por um preço maior e transformar o imóvel em um investimento lucrativo.
Quais as dicas para financiar e depois alugar?
Esse investimento é interessante para ter um imóvel próprio e quitar o financiamento com o aluguel, mas é importante tomar alguns cuidados. Veja quais são eles a seguir!
Contrate uma imobiliária de confiança
Essa é a dica principal para evitar dores de cabeça. Com o imóvel financiado, você deve encontrar interessados para o aluguel. Um boa imobiliária tem corretores associados com experiência nesse processo: eles sabem como anunciar, negociar valores e definir todas as regras com o inquilino.
As taxas cobradas pelas empresas são acessíveis e você terá todo o suporte jurídico e financeiro para receber o valor acordado e não ter problemas durante a locação. A imobiliária dispõe de advogados e profissionais especializados para tirar todas as suas dúvidas e certificar-se de que o seu imóvel fique em boas condições.
Construa uma reserva financeira
A vacância é um risco para quem tem imóveis disponíveis. Se você pretende pagar o financiamento com o valor do aluguel, é fundamental criar uma reserva de emergência para quitar as parcelas caso o local fique sem inquilino em algum momento, o que evita que o seu orçamento seja prejudicado.
A recomendação é juntar alguns meses de financiamento em uma poupança ou outra aplicação mais vantajosa. Com o imóvel parado, há os custos com condomínio e despesas fixas, então a reserva deve ser maior do que as parcelas. Enquanto isso, procure um inquilino para reduzir o impacto financeiro.
Saiba que o FGTS não serve como entrada
Antes de colocar o imóvel para alugar, o proprietário precisa pagar a entrada para conseguir o financiamento. O FGTS é um fundo equivalente a 8% do salário mensal do trabalhador que recebe pelo regime CLT e pode ser usado para a compra de uma casa ou de um apartamento próprio.
Porém, pelas suas regras, o proprietário deve ocupar o local e não pode alugar. Portanto, é necessário economizar ou encontrar outras formas de quitar a entrada, que pode ser negociada com a construtora. O restante é financiado (em geral, até 90% do valor).
Afinal, comprar apartamento financiado e alugar é recomendado?
Para quem gosta de investir em imóveis ou deseja ter uma casa própria, essa saída é interessante porque o peso do financiamento na realidade financeira da família será menor. Porém, o grande segredo é ter o apoio de uma imobiliária para garantir que haverá um inquilino com o pagamento em dia.
O imóvel deve ser visto como um ativo que passa por valorização. Os profissionais ajudam na busca por boas oportunidades de compra e fornecem toda a consultoria para a administração dele no período de aluguel, o que garante o recebimento do valor e evita a depreciação do local por mau uso.
Comprar apartamento financiado e alugar é uma ótima alternativa para quem busca um imóvel próprio, mas tem o orçamento apertado. Com o auxílio de uma imobiliária, o proprietário tem mais chances de ganhar uma renda mensal com o local, que serve para quitar as parcelas do crédito.
E aí, gostou desse conteúdo? Você pode compartilhar o artigo nas suas redes sociais e manter os seus amigos informados!
- Artigo Anterior 7 benefícios das fotos profissionais para vender seu imóvel
- Próximo Artigo 5 motivos para você morar no bairro Lagoa Nova