Abreu Imóveis

A cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, apareceu na segunda posição do ranking das melhores cidades brasileiras para investir no ramo imobiliário, segundo pesquisa divulgada pela Revista Exame. Isso acontece devido à valorização imobiliária dessa localidade.

A cidade também é ideal para quem aposta em lugares com diversas opções de lazer ou deseja adquirir um apartamento para alugar em Natal.

Pensando nisso, o Time Abreu traz neste post as melhores formas de investir na capital potiguar. Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais!

1. Revenda imóveis e terrenos

Uma das boas formas de investir em Natal é por meio da compra de imóveis ou terrenos para revenda. Se, por um lado, a cidade exibe um dos valores mais baixos por metro quadrado em comparação a outras capitais, por outro, conta com um crescente potencial de valorização, aspecto importante para investidores.

Fato é que aqueles que objetivam revender imóvel ou terreno precisam atentar-se ao preço de compra e à localização. É necessário analisar o entorno, que deve apresentar áreas de lazer e naturais, centros comerciais, transporte público, entre outras opções: quanto mais atrativos houver na região, maior vai ser a liquidez alcançada com a negociação.

A aquisição de terrenos normalmente é um investimento para quem tem pouco dinheiro. Por isso, para aumentar sua rentabilidade, o segredo é comprar um lote e vendê-lo somente quando este valorizar, o que não costuma demorar a acontecer nessa cidade.

2. Construa empreendimentos

Mais uma das formas de investir rentáveis está na construção de empreendimentos, em especial de apartamento para alugar em Natal. Isso deve-se ao potencial do mercado imobiliário vertical.

Devido às oportunidades de negociação com pequenas e médias construtoras, há possibilidade de construir empreendimentos financiando um pequeno valor.

Além disso, para que seja ainda mais rentável, aconselha-se a construção de espaços urbanos integrados: isso traz mais qualidade de vida aos moradores, o que torna esses empreendimentos mais atraentes ainda.

O objetivo é comprar um lote barato, investir nele e lucrar com as construções. Entretanto, não é todo terreno que pode ser utilizado.

Observe as leis municipais, estaduais e federais que envolvem o tipo do solo. Por exemplo, se o terreno estiver localizado em área ambiental, a construção não poderá ser realizada. Além disso, retire todas as licenças para construção. O desrespeito às normas acarreta prejuízos ao investidor, que será penalizado.

Também não se esqueça de documentar a compra e realizar a transferência da propriedade do imóvel. Após construídos, as casas ou os apartamentos podem ser vendidos ou alugados.

3. Alugue moradias por temporada

Adquirir um imóvel também pode ser bem lucrativo quando sua utilização for para aluguel em temporadas. Natal é uma cidade litorânea, cheia de atrativos e que recebe muitos turistas que optam por alugar o local de sua estada.

Nesse caso, o investidor necessita examinar a localidade na qual vai comprar ou construir o imóvel, tendo em vista que turistas preferem moradias mais próximas de praias e pontos turísticos. Além disso, observe a segurança e comodidade que a redondeza apresenta.

A fim de encontrar boas residências, o investidor pode dirigir-se às imobiliárias. Como elas costumam contar com imóveis antigos à disposição situados em excelente localização, pode ser uma boa investir nessas opções. Assim, após serem reformados, podem ser usados para aluguel em temporadas.

É essencial pesquisar o valor normalmente cobrado para aluguel em Natal, tendo o cuidado de não perder turistas por pedir preço muito superior ao de mercado. No entanto, a comparação de valores deve ser entre imóveis parecidos na quantidade de quartos, banheiros e áreas externas.

Outro ponto relevante é o planejamento. Os maiores fluxos de turistas em Natal são nas altas temporadas, nas férias e nos feriados. Por essa razão, recomenda-se que o comprador crie atrativos em seus imóveis nessas épocas, a fim de vencer a concorrência.

Cabe ressaltar que o proprietário das moradias precisa manter o local bem cuidado, limpo, arejado e mobiliado para a espera de visitantes.

4. Adquira imóveis comerciais

Diante do crescimento da cidade de Natal, imóveis comerciais tornaram-se algumas das melhores formas de investir.

Eles podem ser alugados para indústrias ou empresas do terceiro setor que ofereçam serviços básicos, como padarias, supermercados, sacolão e farmácia, os quais costumam se manter mesmo em crises. Dessa forma, a liquidez do investimento é praticamente garantida.

Todavia, para que um imóvel comercial seja interessante, ele deve estar em uma região de fácil acesso, que tenha um bom fluxo de pessoas e uma boa segurança. Grandes empresários não se incomodam em pagar um valor alto para comércios bem localizados.

Ainda, é obrigatório manter a conservação apropriada, com o intuito de mostrar a melhor estrutura para o cliente, futuro inquilino.

As principais vantagens desse investimento são a duração do contrato de locação — cerca de 05 a 10 anos — e a nomeação de garantias de crédito. Assim, o proprietário resguarda-se e lucra ao alugar o imóvel, de modo imediato.

5. Compre um imóvel no litoral

Natal é conhecida por suas belas praias, que oferecem lazer e descanso para moradores. Logo, comprar um imóvel no litoral é uma das formas de investir em sua saúde mental e recarregar suas energias. Existem programas em qualquer horário, para todos os públicos, variando entre bares, feiras de artesanatos, passeios aquáticos, entre outros.

A cidade potiguar é ideal para aqueles que querem abandonar a vida nas metrópoles, mas sem deixar de lado uma infraestrutura capaz de permitir estudo, trabalho e desenvolvimento de negócios, ao mesmo tempo em que preservam a qualidade de vida. Em férias, o investidor já tem um lugar para se hospedar. Quando não quiser viajar, pode alugar por temporada para parentes e amigos.

Como vimos, apenas adquirir apartamento para alugar em Natal não é a única forma de investir. Por se tratar de uma cidade turística e visitada o ano inteiro, é possível comprar imóveis para revenda, além de construir empreendimentos e alugá-los por temporada. O investidor também pode aproveitar o crescimento do comércio local e oferecer imóveis comerciais para locação.

Gostou deste post? Caso tenha dúvida ou interesse em outras informações, entre em contato conosco. Teremos grande satisfação em ajudar.

Economia favorável ao mercado imobiliário aponta boas perspectivas para os próximos meses
02 dez
Mercado Imobiliário Notícias

Economia favorável ao mercado imobiliário aponta boas perspectivas para os próximos meses

Ramo de venda e locação de imóveis tem crescido e apresenta novidades ao cliente potiguar As mudanças na economia do […]

leia mais
Abreu lança modalidade de antecipação de aluguel
10 out
Dicas de Natal Mercado Imobiliário

Abreu lança modalidade de antecipação de aluguel

Novo produto busca atrair clientes para o serviço de locação de imóveis, oferecendo a antecipação do valor total de três […]

leia mais