Abreu Imóveis

O condomínio é um espaço com demandas tão complexas quanto específicas, que requerem contínuo empenho de uma administração. Por isso, executar as práticas ligadas à administração de condomínios torna imprescindível articular conhecimentos em diversas áreas, além de exigir habilidade para lidar com funcionários e moradores de maneira harmônica e objetiva.

Esse trabalho está relacionado a tantas responsabilidades que, frequentemente, ocasiona dúvidas quanto às suas características. Assim, entender toda a importância da gestão condominial depende de conhecer os serviços que ela abrange.

Convidamos você a prosseguir a leitura e acompanhar esses assuntos, para aprender tudo (ou quase) sobre o que esperar de uma administradora condominial. Venha conosco e faça uma proveitosa incursão pelas temáticas!

O que é uma administração de condomínios?

Para falar de administração de condomínios é preciso destacar o contexto nos qual essa modalidade de negócio atua. Nesse sentido, cumpre chamar atenção ao fato de os condomínios serem como verdadeiras cidades, cujo cotidiano é repleto de demandas a serem cumpridas.

Esses empreendimentos, formados por áreas privadas e espaços de uso comum, exigem constante esforço administrativo. Somente tal atenção é capaz de assegurar que tudo transcorra dentro dos padrões estabelecidos como desejáveis para o condomínio.

Alcançar esse resultado está relacionado a cuidar dos diferentes aspectos da gestão condominial. Entre eles, às relações estabelecidas com a coletividade de moradores, e aos cuidados com a parte estrutural da edificação. Para isso tudo, a figura do síndico é de máxima importância.

As obrigações assumidas por esse gestor demandam grande empenho, além de tempo e muita dedicação. E é justamente nesse cenário, de múltiplas atribuições e inúmeros desafios, que o síndico pode se valer dos serviços de uma administradora condominial.

Essa empresa se caracteriza pelas soluções proporcionadas aos condomínios, assumindo funções estratégicas para o bom funcionamento dessas estruturas de moradia e convivência.

Dessa maneira, podemos conceituar a administradora condominial como o braço direito do síndico, que ao utilizar seus serviços, vai agregar profissionalização à sua gestão.

O apoio especializado da empresa torna mais simples ao gestor condominial reconhecer, programar e colocar em andamento ações com vistas a manter o condomínio em ordem.

Com isso, a parceria entre síndico e administradora promove bem-estar para o grupo de moradores, além de gerar valor mensurável para o empreendimento.

Como funciona?

Para entender o papel da administradora de condomínio, é crucial apontar que essa empresa não diminui a importância do síndico. As responsabilidades do gestor seguem sendo dele, que passa a ter maior apoio para desempenhar tais obrigações com apoio especializado.

É o síndico que vai delegar as tarefas à empresa de gestão condominial, cujos trabalhos serão feitos sob a supervisão do gestor eleito em assembleia pelos condôminos. Porém, nos condomínios que decidem transferir as funções de síndico à administradora condominial, ela pode assumir essas obrigações.

Nesse caso, a empresa tem pleno amparo legal — a Lei que rege sobre os condomínios, presente no Código Civil, prevê essa possibilidade.

A decisão de contratar tal suporte para apoiar as funções administrativas do condomínio, e a escolha de a qual empresa confiar esse trabalho, são tomadas em assembleia condominial.

Em ambas as situações, seja trabalhar sob as ordens e supervisão do síndico, ou assumir as funções do gestor, a administradora vai agir em prol da gestão condominial.

Por que contar com uma administradora de condomínios?

O síndico, ou o condomínio que em assembleia decide contratar uma empresa administradora, passa a contar com processos altamente profissionais para resolver suas demandas. Desse modo, tem plenas condições de ofertar serviços de qualidade aos proprietários e inquilinos das unidades condominiais.

Ter serviços qualificados para cumprir as rotinas administrativas equivale a garantir que os processos transcorram de forma ágil e eficiente no condomínio. Isso vai entregar diferenciais aos moradores, influenciado diretamente sua qualidade da vida, assim como a valorização dos imóveis que compõem o empreendimento.

Vale ressaltar que uma boa empresa de gestão condominial está preparada para suprir as demandas administrativas e burocráticas do condomínio. Para isso, a empresa vai além de oferecer serviços contábeis e documentais, abrangendo serviços capazes de entregar tranquilidade aos condôminos e ao síndico.

Isso, a partir de proporcionar amplo suporte às questões técnicas, legais e administrativas que são próprias da gestão condominial.

Quais as vantagens da administração de condomínios?

Ter o apoio de uma equipe especializada em gestão de condomínios equivale a poder contar com uma série de vantagens. Esses benefícios incluem a geração de economias, são ligados às perspectivas de locação e venda dos imóveis situados no empreendimento, e alcançam ganhos para a convivência. Confira detalhes dessas e de outras vantagens, abaixo!

Redução de custos

Economia, traduzida em taxas condominiais mais baixas, é umas das mais claras vantagens de o condomínio contar com uma equipe especializada, na sua administração. Os conhecimentos e a experiência ,aplicados à gestão dos materiais de limpeza e manutenção, é amostra desse benefício.

Com foco na redução de gastos, a administradora de condomínio pode ainda viabilizar soluções para diminuir despesas com água, luz e equipamentos de segurança. Ao propor e implantar essas alternativas, a gestão atinge dupla finalidade, pois moderniza processos e propicia economizar recursos.

Aumento do ROI

Quem tem imóveis nos condomínios administrados por empresas idôneas, verifica valorização diferenciada da propriedade. Isso porque a taxa de Retorno sobre o Investimento (ROI), quando se refere ao imóvel é calculada com base em vários pontos, inclusive no valor das taxas de manutenção da propriedade.

Considerando-se que nos empreendimentos bem administrados esse custo é mais baixo, eles terão ROI mais alto. O proprietário que disponibilizar seu imóvel para aluguel, terá maior facilidade de encontrar inquilinos e fazer sua retenção, com as taxas de condomínio reduzidas.

Esse fator também é determinante para elevar o ROI da propriedade, bem como para alavancar sua atratividade perante o mercado imobiliário.

E se a ideia é vender o imóvel no futuro, ter o apartamento ou a casa em um condomínio administrado por empresa séria e gabaritada é desfrutar de excelentes perspectivas de valorização.

Afinal, o imóvel localizado em um empreendimento gerido adequadamente, e com taxas condominiais equilibradas, reúne as condições indispensáveis para alcançar bom valor de revenda.

Melhor convivência no condomínio

As relações entre a gestão do condomínio e os moradores assume um caráter impessoal, quando há uma empresa cumprindo as responsabilidades administrativas. A cobrança de inadimplentes é um exemplo de tarefa que, deixada a cargo de uma equipe gestora, ocorre sem provocar mal-estar às partes envolvidas.

Orientar e motivar os funcionários do empreendimento é mais um trabalho que, exercido pela administradora condominial, dá melhores resultados. Afinal, a liderança de uma empresa tende a aprimorar a prestação de serviços, já que segue processos bem definidos.

Isso gera maior tranquilidade ao clima organizacional, favorece a produtividade e diminui despesas com trocas de colaboradores — o que se traduz em menores custos com processos trabalhistas.

Quais as principais funções?

A administradora de condomínios cumpre as funções de lidar com as questões burocráticas, financeiras e ligadas aos funcionários de um empreendimento imobiliário. As demandas jurídicas do condomínio são mais atribuições assumidas pela equipe de gestão administração de condomínios. Veja essas funções, a seguir especificadas!

Resolução de assuntos administrativos

A administradora condominial organiza todos os documentos do empreendimento, ficando encarregada das contas a pagar e a receber. Mais serviços executados por essa empresa são emitir boletos e declarações, lidar com pagamentos e recebimentos, e controlar as despesas do condomínio.

Providenciar cotação para reformas, e fazer a cobrança dos condôminos inadimplentes são outras incumbências da especialista em gestão condominial.

Representação do empreendimento frente aos órgãos públicos

A gestão de uma empresa especializada tem plenas condições de assumir o papel de representante legal do empreendimento. Dessa forma, passa a cumprir obrigações especificas perante os órgãos públicos. Torna-se, então, a responsável pela satisfação das exigências legais feitas ao condomínio.

Dentre essas tarefas, que exigem lidar com papeladas e dispender valiosos períodos do dia, estão a entrega de declarações e o recolhimento de impostos, alguns dos trâmites que a empresa realiza junto à Receita Federal.

Prestação de assistência jurídica

Prestar assistência jurídica ao condomínio, em todas as oportunidades em que for necessário, é mais uma tarefa para a empresa de gestão condominial. Ao orientar e defender os interesses do empreendimento, a administradora assegura a ele resguardo legal.

Com esse acompanhamento, são evitados prejuízos com processos e outros problemas de ordem judicial.

Administração de pessoal e dos fornecedores

A administração de pessoal está entre as muitas atividades fundamentais ao bom andamento do condomínio. Esse trabalho pode ser integralmente assumido pela administradora condominial, que está capacitada a cuidar da contratação e gestão de colaboradores.

Assim, preocupações com folha de pagamento, recolhimento de FGTS e INSS, entre outras, tornam-se responsabilidades da equipe gestora.

Redução do risco de multas

Qualificada a gerir com eficiência às questões trabalhistas, fiscais e jurídicas do empreendimento, a administradora condominial evita ônus ocasionados por multas. Por seguir à risca as obrigações com prefeitura, estado e governo federal, mantém afastado os riscos ligados ao descumprimento das exigências legais.

Dessa maneira, os proprietários ou inquilinos ficam livres de serem surpreendidos por taxas oriundas de penalidades aplicadas ao condomínio.

A Abreu Imóveis oferece esse serviço?

O time Abreu Imóveis atua nas diversas frentes que exigem os trabalhos da administradora condominial. Esse trabalho é realizado por uma divisão exclusiva da empresa, voltada à administração de condomínios. Por meio desse departamento, o síndico tem à disposição toda estrutura organizacional para apoiar as suas tarefas do dia a dia.

Aliando a tradição de quem atua há mais de 25 anos no mercado imobiliário a constantes inovações, a Abreu Imóveis oferece o mais completo pacote de soluções condominiais. Aprimorar processos, gerar bem-estar e segurança é foco do seu trabalho, colocado a serviço dos condomínios de Natal e região.

Sediada no centro da cidade, conta com infraestrutura de alto nível para atender aos síndicos e condôminos. Dispõe também de um eficiente sistema de gestão de condomínios, e de profissionais com vasta experiência no segmento.

Tudo isso faz da contração de uma equipe especializar a melhor opção em gestão condominial, para os condomínios de todos os portes.

Em quais âmbitos oferece?

Os serviços de administração de condomínios da Abreu Imóveis são prestados em todas as frentes nas quais a boa gestão se faz imprescindível. Trabalhar de forma estratégica e solucionar com máxima agilidade as demandas condominiais é a nossa missão da empresa.

Para alcançar esse resultado, a administradora atua nos âmbitos elencados abaixo. Veja quais são!

Serviços Administrativos

O trabalho administrativo de um condomínio é vasto e minucioso. Atuando nesse âmbito, a Abreu Imóveis oferece os serviços descritos a seguir:

  • orientar sobre seguro obrigatório;
  • emitir editais de convocação;
  • redigir e enviar cópias de atas, cartas e comunicados aos condôminos;
  • preparar demonstrativos e previsões orçamentárias para apresentação em Assembleias Gerais;
  • fornecer relação de profissionais ou empresas prestadoras de serviços de elétrica, hidráulica, pintura, desinsetização, segurança 24 horas e outras, com telefone e e-mail (quando solicitado);
  • assessorar o síndico na contratação de serviços de manutenção em geral;
  • disponibilizar sistema de motoboy para entrega e recolhimento de documentos no condomínio.

Serviços de Departamento Pessoal

Deixar a gestão de pessoal por conta da Abre Imóveis é ter tranquilidade quanto aos trâmites relacionados aos colaboradores do condomínio. Isso, desde à seleção e contratação dos funcionários até outros muitos procedimentos, que você verá a seguir:

  • processar o recrutamento, admissão, concessão de férias e demissão dos empregados: de acordo com as instruções do condomínio e legislação vigente;
  • autenticar os Livros de Inspeção de Trabalho;
  • proceder às anotações no Livro de Registros de Empregados e nas carteiras profissionais;
  • elaborar, de acordo com as instruções do condomínio e legislação vigente, o quadro de horário e a grade da escala de revezamento das folgas dos empregados;
  • comprar e enviar ao síndico os vales-transportes e cestas básicas mensalmente (quando solicitado);
  • confeccionar a folha de pagamento de salários e individualizar o pagamento através de depósito em conta corrente;
  • emitir as guias de recolhimento do INSS, FGTS e PIS dentre outros encargos e impostos, efetuando o pagamento junto aos bancos credenciados;
  • proceder e controlar o cálculo de férias e 13º salário;
  • enviar as informações para o E-Social;
  • encaminhar mensalmente para o condomínio toda a documentação dos funcionários para guarda conforme exigência legal;
  • encaminhar os funcionários à clínica especializada para fazer os exames médicos (admissionais, periódico e demissional);
  • informar junto aos órgãos competentes quando da ocorrência de acidentes de trabalho, doenças, atestados ou ausência prolongada;
  • representar o condomínio em sua defesa junto ao SINDRATEC e DRT/RN, inclusive no dissídio coletivo dos trabalhadores;
  • assessorar as fiscalizações ordenadas pelas autoridades federais, estaduais e municipais, inclusive deslocando-se até o fórum competente quando necessário.

Serviços Financeiros

A gestão financeira do condomínio é mais um aspecto que requer toda atenção da administradora condominial. As soluções da Abreu Imóveis para essa necessidade incluem realizar os seguintes trabalhos :

  • efetuar o rateio das despesas ordinárias e extraordinárias;
  • emitir e enviar os boletos bancários de cobrança aos proprietários;
  • lançar em conta corrente todas as cotas recebidas, bem como todos os pagamentos efetuados;
  • informar aos condôminos acerca dos demonstrativos das receitas e despesas através de balancete sintético;
  • efetuar os pagamentos das contas do condomínio: quando recebidas com antecedência e havendo saldo financeiro na conta do condomínio;
  • enviar a prestação de contas mensal do condomínio, com o movimento de recebimentos e pagamentos realizados no mês anterior.

Serviços de Apoio Jurídico

O apoio jurídico prestado pela Abreu Imóveis abrange a realização de cobranças extrajudiciais e judiciais das cotas condominiais ordinárias e extraordinárias.

Para o empreendimento que decide contratar os serviços da gabaritada administradora condominial, essa solução para cobranças se estende, inclusive, às cotas cujo atraso anteceder o estabelecimento da parceria entre empresa e o condomínio.

Nos vários aspectos que abordamos neste artigo, detalhamos como a administração de condomínios agrega praticidade e eficiência ao gerenciamento do empreendimento imobiliário. Assim, você descobriu o que é e como funciona uma administradora condominial, além de ver as razões para contar com o apoio dessa empresa. Viu, ainda, quais vantagens e serviços a gestão administrativa especializada agrega, e em que âmbitos eles são realizados.

Queremos, agora, apresentar tudo o que a Abreu Imóveis pode fazer por seu condomínio, e colocar o nosso time de especialistas à sua disposição.

Entre já em contato conosco, teremos a maior satisfação em atender às demandas do seu empreendimento!