Alugar diretamente para o inquilino pode parecer vantajoso em um primeiro momento. Porém, sem a assessoria de uma imobiliária especializada pode trazer sérios riscos. Separamos os riscos mais frequentes para você proprietário de imóvel tomar a melhor decisão na hora da locação.
Documentação fraudulenta
Um dos maiores perigos da locação é a falta de autenticidade das documentações. Seja um comprovante de renda ou documento pessoal, é de suma importância a veracidade de todos os dados.
Falhas contratuais
Segurança ao alugar um imóvel começa com um contrato completo, verificado por uma equipe jurídica e que contenha informações do imóvel, das partes, mencionando taxas, prazos, entre outros. Assinar um contrato redigido por alguém que não é um especialista pode abrir brechas para eventuais questionamentos e problemas futuros.
Inadimplência e Cobrança
O sonho de todo proprietário é receber em dia os valores dos aluguéis, mas às vezes esse sonhos desmorona com inquilinos inadimplentes. Não ter uma garantia locatícia ou um suporte de cobrança, pode ser uma experiência estressante.
Incompatibilidade
Como você avalia a compatibilidade financeira do inquilino com o seu imóvel? Não se atentar a esses detalhes, podem gerar dissabores e problemas, inclusive com a vizinhança.
Valor abaixo do mercado
Para a precificação correta do imóvel deve-se seguir alguns pontos como pesquisa de mercado, localização, característica do imóvel, etc. Cobrar abaixo do praticado para ter agilidade na locação, pode diluir o seu patrimônio.
Se você busca alugar com segurança e tranquilidade, conte com uma equipe de profissionais que conhece bem o mercado e sabe como evitar cada um desses problemas em um processo de locação.
- Artigo Anterior Valorização imobiliária em Natal movimenta o mercado