Procurar um novo lugar para morar é um momento bem importante, afinal, a ideia é passar os próximos anos vivendo nesse local. Mas na hora de avaliar as diferentes opções do mercado, é comum que os inquilinos se perguntem se vale mais a pena alugar um imóvel mobiliado ou vazio.

Se você está passando por isso e não sabe que tipo de imóvel escolher, confira este post! Nele, esclarecemos as vantagens de cada opção para ajudar você a tomar a melhor decisão.

As vantagens de um imóvel mobiliado

Menor custo imediato

Ao escolher um imóvel mobiliado você não precisa se preocupar em comprar móveis, garantindo a economia de tempo e dinheiro. Geralmente, o valor do aluguel é um pouco maior para compensar essa comodidade.

Essa também é uma boa opção para situações temporárias, quando você aluga o imóvel sabendo que logo terá que se mudar novamente. Além de reduzir os custos, você também evita a compra de uma mobília que pode não ser adequada para o próximo imóvel.

Menos volume para a mudança

Organizar a mudança não é uma tarefa muito fácil: separar todos os objetos em caixas, encontrar uma boa empresa para fazer o frete e depois arrumar tudo no novo local. Mas se o imóvel já tem a mobília, esse é um problema a menos.

Depois de chegar com os seus pertences, não é preciso pensar na melhor posição para o sofá ou como montar o armário: basta guardar tudo no lugar. A dica é aproveitar as visitas antes da mudança para planejar como tudo será acomodado no novo local.

Sem preocupações com o tamanho da mobília

Será que o sofá vai caber na sala? E tem espaço para a mesa de jantar? As preocupações com o tamanho da mobília são bastante comuns quando se procura um imóvel vazio. Se você já tem móveis, é preciso tirar medidas para garantir que tudo vai caber.

Além disso, quando se ofertam imóveis mobiliados, os proprietários se preocupam em aproveitar o espaço da melhor forma, para que essa alternativa seja realmente atraente para os inquilinos.

As vantagens de alugar um imóvel sem mobília

Menor valor no aluguel

Os imóveis vazios têm um valor mais baixo, tendo em vista que a mobília valoriza o bem e entra no cálculo do aluguel. Para contratos longos, sem previsão para término, essa pode ser uma boa alternativa, já que os móveis podem ser comprados aos poucos e negociados de forma a entrar no orçamento.

Não precisa se desfazer da mobília

Se você já tem mobília, o imóvel vazio pode ser uma boa opção para que não tenha que se desfazer de nada. Mesmo que existam depósitos onde você pode guardá-los, isso traz custos e, geralmente, causa o desgaste da mobília.

A outra opção é vender os seus móveis, mas, por serem usados, nem sempre o valor arrecadado é justo e, no fim das contas, você fica com a sensação de que saiu no prejuízo. Por isso, uma opção que permita manter toda a mobília pode ser mais atrativa.

Possibilidade de escolher os próprios móveis

Muitas pessoas gostam de escolher cada detalhe da sua casa, incluindo os móveis, cores e decoração. Nesses casos, um imóvel vazio é uma ótima opção, pois dá toda a liberdade para deixá-lo no seu estilo. Todos os itens podem ser escolhidos por você, fazendo com que sua casa reflita a sua personalidade.

A decisão entre imóvel mobiliado ou vazio

Com todas as vantagens que cada alternativa oferece, qual delas vale mais a pena? A verdade é que não existe uma resposta certa. Para definir qual é a opção que vale mais a pena, você precisa avaliar os prós e contras de cada uma delas para encontrar a mais adequada para a sua realidade.

A dica é colocar tudo isso no papel, junto com os custos envolvidos em cada tipo de locação. Com base nessas informações, fica mais fácil analisar qual alternativa atende às suas necessidades com o melhor custo-benefício.

Esperamos que essas dicas ajudem você a tomar a melhor decisão na hora de escolher entre um imóvel mobiliado ou vazio. Se você gostou deste post e está pensando em se mudar, aproveite para conhecer os melhores bairros para morar em Natal!