Saber como ganhar dinheiro no mercado de imóveis requer paciência e planejamento. Isso porque esse cenário varia conforme a lei da oferta e da demanda, além de depender das próprias relações de consumo.

Assim, os objetivos dos compradores ou das famílias que buscam residências para alugar acabam influenciando os imóveis em alta para investir, a partir do tamanho da casa ou do apartamento, dos bairros mais procurados e, também, das regiões em alta no mercado.

Confira o nosso artigo, saiba como verificar essas questões e aprenda como ganhar dinheiro no mercado imobiliário. Vamos lá!

1. Procure entender o mercado

A dica essencial para quem deseja investir no mercado imobiliário é conhecer esse universo, justamente para auxiliar a tomada das melhores decisões: um bom investidor, por exemplo, sabe que comprar imóveis em épocas de crise pode trazer ótimos lucros, considerando a diminuição natural dos preços dos apartamentos e casas.

Por isso, é importante procurar entender o mercado, observar as regiões em desenvolvimento em sua cidade, pesquisar sobre os preços médios pedidos nos mais diferentes bairros e buscar informações a respeito de novos empreendimentos, como grandes shoppings e reformas em rodovias ou estradas importantes.

Fique de olho nessas questões, converse com entende e não tenha vergonha de tirar as suas dúvidas. Seja proativo e saiba que essa primeira dica pode fazer toda a diferença no ramo de investimento no mercado imobiliário.

2. Forme um grupo de investimento

Uma boa sugestão é reunir pessoas que entendem de diferentes assuntos para formar um grupo multidisciplinar de investimento. Converse com aquele cunhado advogado, a amiga de seu esposo que é formada na área de contabilidade, use os seus conhecimentos de arquitetura e complete o time com o seu primo que atua no setor de investimentos financeiros.

Não é necessário ter experiência na área, mas sim contar com boa vontade e atuar com um objetivo comum, qual seja, procurar produzir frutos positivos no setor de investimento de imóveis. Existe um ditado popular que menciona que duas cabeças pensam melhor do que uma e, nesse caso, quanto mais integrantes compuserem esse grupo, maiores as chances de serem efetivados bons negócios imobiliários.

3. Invista em terrenos

O investimento em terrenos é uma das melhores possibilidades nesse setor, por serem grandes geradores de riqueza. Isso significa que, se você escolher a região certa, um pequeno investimento de R$ 10 mil pode gerar, no futuro, milhões na sua conta. Isso mesmo!

Como o mercado imobiliário no Brasil sentiu um importante reaquecimento neste ano, grandes construtoras passaram a vender mais empreendimentos na planta. Assim, comprar terrenos em bairros com potencial para crescimento ou próximos a grandes centros comerciais pode gerar um bom lucro em uma revenda posterior, principalmente para construtoras que desejam investir em grandes lotes.

4. Avalie o investimento em imóveis na planta

O investimento em imóveis na planta é constituído por um certo risco, justamente por existir a possibilidade do empreendimento não se tornar tão atrativo aos olhos do consumidor. Por isso, comprar um imóvel na planta para uma revenda futura ou, ainda, para a sua locação, precisa ser uma atitude pensada.

Da mesma maneira que o investidor deve se atentar ao desenvolvimento dos bairros de sua cidade como forma de optar pelo melhor empreendimento para investir, é necessário avaliar todos os detalhes dos novos condomínios, casas ou apartamentos.

Se a intenção é colocar o imóvel para alugar quando pronto, vale analisar a infraestrutura da região — se existem centros comerciais, farmácias e mercados na proximidade. No caso de empreendimentos em condomínios, avalie, também, os benefícios desse local para o consumidor. Já se o seu propósito é efetuar uma venda futura, aguarde a entrega das chaves. Nesse período, a busca pelos empreendimentos aumenta e, com ela, o preço dos imóveis.

5. Conheça a importância de investir em casas e apartamentos usados

Existe um programa na televisão em que dois irmãos — um arquiteto e um engenheiro — buscam imóveis usados e em condições não tão boas a fim de comprá-los e reformá-los. Ao final, a dupla revende as casas reformadas e coloca os valores no papel: o lucro é certo, mesmo depois de contabilizados os gastos com a reforma.

Essa mesma tática pode ser usada pelos investidores imobiliários. No entanto, ela requer conhecimento técnico do setor de construções e, caso você precise contratar um profissional, os custos podem ficar ainda maiores.

Vale a tentativa: busque imóveis mais antigos e em condições não tão adequadas justamente porque o seu preço será mais baixo, planeje uma boa reforma e, depois, efetue a revenda ou a locação. De qualquer modo, as chances de obter um retorno positivo são altas!

6. Construa imóveis para ganhar dinheiro

Por fim, a construção de casas, kitnets, estabelecimentos comerciais ou mesmo pequenos apartamentos surge como uma ideia que demanda mais investimento, mas que, por outro lado, possibilita grandes lucros. O objetivo dessa construção pode ser a revenda ou a locação, para garantir uma renda mensal.

Se a sua intenção é garantir um bom fluxo de dinheiro por mês, seja para a aposentadoria, seja para o pagamento de outras dívidas, a dica é colocar o imóvel construído para alugar. Já se o seu objetivo é garantir uma alta quantia e de uma única vez, a venda do empreendimento surge como decisão mais acertada.

Por isso, investidores com uma boa poupança acabam optando pela construção de imóveis. Se você tem essa opção, vá em frente e não se arrependa!

Saber como ganhar dinheiro no mercado imobiliário não é uma tarefa simples, mas também não surge como uma missão impossível. Se você tem interesse nesse setor, busque entender sobre o mercado, forme um grupo de investimento e entenda os benefícios de cada um dos tipos — quais sejam, a compra de terrenos, imóveis antigos e empreendimentos na planta e, também, a construção de casas ou apartamentos. Avalie o melhor momento de investir e colha apenas frutos positivos!

Interessantes as informações tratadas neste artigo, não? Se ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário no post que responderemos a sua solicitação!