Encontrar a moradia perfeita exige paciência para analisar os detalhes de diferentes imóveis. Além de considerar fatores como localização, tamanho e segurança, é preciso definir se alugar ou comprar trará mais vantagens para a família.

Você também tem essa dúvida e não sabe em qual opção deve apostar? Para se livrar da incerteza, nada melhor do que conhecer as características e possibilidades trazidas em cada tipo de negócio. Portanto, confira as informações deste artigo e faça a melhor escolha!

Quais são as vantagens de alugar um imóvel?

O aluguel é uma opção que se destaca por proporcionar maior liberdade. Isso porque os contratos costumam ser curtos, dando ao inquilino a possibilidade de se mudar com frequência — por motivo de mudança de emprego, incerteza sobre o futuro na região etc. Também se destaca por outras condições. Veja!

Praticidade

O processo para alugar é mais rápido e menos burocrático que comprar um imóvel. Não bastasse essa facilidade, é possível buscar um imóvel mobiliado, ou seja, pronto para morar.

Economia

O investimento inicial é baixo quando comparado aos gastos envolvidos na aquisição. Se o valor do aluguel for condizente com o padrão de vida da pessoa, o orçamento se mantém equilibrado.

Risco reduzido

Em caso de imprevistos, como a falta de recursos para pagar pela moradia, o inquilino consegue sair do imóvel e procurar um local mais barato até recuperar a estabilidade financeira.

E as desvantagens?

Entre os pontos negativos está a impossibilidade de personalizar os ambientes, visto que o imóvel não é seu e não deve ser alterado sem a permissão do proprietário.

Também é preciso disciplina para manter o planejamento financeiro em dia, afinal, o montante destinado ao pagamento do aluguel precisa estar disponível todos os meses.

Quais são as vantagens de comprar um imóvel?

A compra de imóvel está entre os objetivos de muitos brasileiros. O motivo consiste na busca por um lugar exclusivo, adequado às necessidades dos moradores e capaz de permanecer na família por décadas. Em longo prazo, o investimento garante um patrimônio valioso aos proprietários. Confira outras vantagens!

Possibilidade de personalização

Ter um imóvel no próprio nome é poder deixá-lo com a cara dos donos. É possível definir os elementos da decoração, realizar reformas — transformar uma sacada ou área privativa em varanda gourmet, por exemplo — e alterar os cômodos quando surgir vontade.

Mais qualidade de vida

Ter um imóvel traz mais segurança em períodos de crise, garante mais conforto e também liberdade para fazer o que bem entender com seus ambientes.

Economia em longo prazo

Em algum momento o imóvel será quitado. Após pagar todo o valor (seja à vista, seja em parcelas de consórcio ou financiamento), o proprietário poderá poupar dinheiro e investir naquilo que considera importante.

E as desvantagens?

Assim como o aluguel, a compra também tem desvantagens. Uma delas é ficar preso a determinada cidade — isso pode ser ruim para quem enjoa facilmente dos lugares ou não pretende criar raízes tão cedo.

Também é preciso considerar que a aquisição exige um alto investimento. Portanto, é preciso muita reflexão antes de definir a forma de compra, a localização do empreendimento e a empresa responsável pela negociação, a fim de valorizar cada centavo.

Afinal, devo alugar ou comprar um imóvel?

Se considerarmos que as pessoas vivem realidades distintas, chegaremos à conclusão de que não há uma opção melhor que outra. Em outras palavras, tudo dependerá do que você precisa no momento. Portanto, reflita sobre o que é prioridade, pense nos planos que tem e avalie a sua rotina atual.

Com base nas respostas, terá condições de definir o caminho certo para o novo lar. Se achar necessário, peça a opinião das pessoas de seu convívio, especialmente familiares. O próximo passo será encontrar a imobiliária certa para ficar mais perto de seus objetivos.

Independentemente de querer alugar ou comprar um imóvel, é fundamental contar com o apoio de profissionais competentes e com experiência no mercado. Suas orientações farão a diferença na negociação e tornarão o processo muito mais tranquilo e seguro.

Sabia que é possível alugar sem fiador? Saiba mais em nosso post que apresenta 4 alternativas para isso!