É fácil ver a influência da taxa Selic na compra de imóveis, seja por meio do seu aumento, por sua queda e até suas interferências na inflação e economia brasileira como um todo, afetando também o mercado imobiliário.
Para entender melhor, a taxa Selic — sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia — é o cálculo básico dos juros usado pela economia brasileira. Ela é paga pelo governo às instituições financeiras quando realizam empréstimos e outros serviços bancários.
Além disso, ela é utilizada pelo Estado para controlar a emissão, compra e venda de títulos públicos, uma vez que é regulada pelo Banco Central — com índices estabelecidos pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
Assim, ressalta-se a importância de atentar-se a ela, pois, além disso, é o índice que delimita, indiretamente, todas as taxas cobradas pelos bancos. Para esclarecer os pontos essenciais sobre o tema, escrevemos este post para lhe auxiliar a escolher um bom imóvel. Fique conosco!
Impulsionamento da queda da taxa Selic na compra de imóveis
A taxa Selic influencia a compra de imóveis de forma direta. Isso porque, quando seu índice está baixo, os juros bancários para financiar, em regra, reduzidos, impulsionam o mercado imobiliário, haja visto que as pessoas interessadas na aquisição de uma casa ou apartamento realizam empréstimos para tal ou empregam uma renda aplicada.
Essa situação ilustra o cenário atual do Brasil em relação à baixa da taxa Selic, a qual facilitou a compra de inúmeros imóveis nos últimos anos. Observa-se que, segundo pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), publicada em setembro 2017, houve um crescimento do mercado imobiliário, com aumento da criação de empreendimentos e vendas por consequência.
Assim, o panorama otimista — provocado pela taxa Selic na compra de imóveis — produz a sensação de segurança e encorajamento nos clientes, que conseguem adquirir propriedades imobiliárias sem comprometer grande parte do orçamento familiar.
Ocorre que a queda da Selic devolve o poder de compra aos consumidores gradativamente, sendo usado para a aquisição de um imóvel. Não apenas, acontece que esses consumidores se tornam mais fortes economicamente, o que atrai investidores para a economia brasileira e o mercado imobiliário.
Em casos de alta da Selic, a compra e venda de imóveis ficam prejudicadas. Imagine que uma pessoa vem guardando dinheiro com o intuito de adquirir uma moradia. Chega o momento em que ela escolhe o banco e vai fazer o financiamento e a taxa Selic aumenta. Isso vai fazer com que o valor das prestações desse empréstimo fique alto.
Assim, todos os projetos vão acabar sendo esquecidos e serão retomados somente com a queda da taxa de juros, por propiciarem o momento ideal para a aquisição do imóvel.
Interferência da taxa Selic na inflação
Usada como instrumento de política econômica pelo Governo Federal, a taxa Selic pode ser manipulada a fim de evitar a perda do poder de compra do Real, moeda nacional. Quando o Poder Público decide diminuir a inflação, por meio do Banco Central, ele aumenta essa taxa com o objetivo de limitar a concessão de crédito e frear o consumo da população.
Diante disso, a lei da oferta e da procura cai, além dos preços das mercadorias, as quais são menos negociadas, resultando na diminuição da inflação.
Por outro lado, se a inflação está baixa, a economia está desacelerada. Isso faz com que o Banco Central diminua a taxa Selic, para que os títulos públicos passem a custar menos e os bancos sejam obrigados a procurar uma rentabilidade segura, oferecendo mais crédito as pessoas.
Enfatiza-se que a emissão desses títulos resulta da necessidade constante do Estado de angariar dinheiro, com a finalidade de administrar a máquina pública, fazendo-o por meio do investimento nestas fontes de renda.
Com a venda dos títulos públicos para os bancos, podem controlar sua valorização e interferir na economia. É notório que a taxa Selic é uma arma estatal de combate à inflação, uma vez que há o controle dos preços dos bens.
Logo, com o crédito concedido, as empreiteiras podem investir em novas construções, uma vez que a baixa da Selic atinge os preços dos materiais de usados nas obras. A maior vantagem é para aqueles que desejam obter terrenos para construção própria ou imóveis ainda na planta.
Não obstante, o cliente também se beneficia dessa diminuição, podendo concretizar o sonho de conquistar sua moradia, sem comprometer toda a sua renda mensal.
Influência positiva da taxa Selic na economia brasileira
Quando em patamares baixos, a taxa Selic influencia positivamente a economia e o mercado de imóveis, tendo em vista que incentiva a ocorrência de negociações imediatas e possibilita novas transações imobiliárias a longo prazo, com valorização de casas e apartamentos. Aqui a venda financiada é privilegiada, aquecendo o mercado e proporcionando aumento nos investimentos para lucro futuro em compra de imóveis.
Todavia, o aumento da taxa Selic, apesar da diminuição da compra por maior parte da população, beneficia aqueles que querem adquirir imóveis à vista, já que, pela lei da oferta e da procura, com pouca demanda vai haver grande oferta de propriedades mais baratos para quem é investidor.
De fato, é notório que a taxa Selic na compra de imóveis é determinante para o crescimento ou declínio do mercado mobiliário. Quanto menor essa taxa for, maior vai ser a aquisição ou locação de imóveis pela população. Se a Selic estiver alta, somente compras à vista serão privilegiadas — o que não é comum de acontecer — as transações imobiliárias e podem diminuir.
Além disso, ressalta-se que, apesar das explicações deste post, na ânsia de investir em negociações de imóveis, quem sonha com uma nova moradia, seja própria ou aluguel, pode se complicar com questões burocráticas referentes à taxa Selic.
Dessa forma, é importante contar com a ajuda de profissionais qualificados que acompanham suas alterações e são capazes de analisar qual o melhor momento para fazê-lo, a fim de que o comprador tome a decisão mais acertada, alcance boas condições contratuais e economize dinheiro.
Gostou dessas informações? Se você ainda tem dúvidas sobre a influência da taxa Selic na compra de imóveis, entre em contato conosco.
- Artigo Anterior 4 motivos para comprar imóvel por meio de uma imobiliária
- Próximo Artigo 7 benefícios das fotos profissionais para vender seu imóvel