Casas e apartamentos menores se tornaram uma tendência. Isso aconteceu em razão de alguns fatores, como a mudança do estilo de vida e as questões demográficas, econômicas e populacionais, entre outros pontos. Nesse sentido, otimizar o espaço para atender às necessidades dos moradores se tornou um desafio.

A boa notícia é que é possível fazer isso sem malabarismos e sem gastar muito. Basta atentar para alguns detalhes que garantem o conforto, a funcionalidade e a beleza mesmo em um lugar pequeno. Quer saber como fazer isso? Neste post, nós listamos dicas incríveis que você deve seguir. Acompanhe!

1. Prefira cores neutras

Os tons neutros e claros dão a sensação de maior amplitude ao ambiente. Para que o cômodo não fique monocromático, combine algumas cores, como branco, palha, off white, cinza claro e bege. O ideal é utilizá-las em grandes áreas, como paredes, pisos, cortinas e móveis volumosos, como armários e sofás.

Utilizar texturas é um truque muito eficiente para otimizar o espaço. Aplicar um papel de parede texturizado na maior parede de um ambiente e da mesma cor que as demais chama a atenção para ela. Desse modo, dá a impressão de que o espaço é maior.

Isso não significa, no entanto, que cores fortes estão proibidas. Aliás, elas trazem dinamismo à decoração. Então, use tonalidades mais vibrantes em elementos pontuais, como almofadas, luminárias ou objetos decorativos.

2. Ocupe as paredes

Um dos melhores truques para otimizar espaço é explorar as paredes. Muitas vezes, elas são utilizadas apenas para pendurar quadros. Aproveite o espaço para colocar nichos e prateleiras e acomodar seus pertences. Entretanto, deixe tudo bem organizado, pois ficarão expostos.

Use sua criatividade para arrumar de um jeito que colabore para a decoração. Além disso, tome cuidado para não exagerar nos itens que ficarão à mostra, caso contrário, você terá a sensação de excesso de informação e isso pesará no ambiente, fazendo-o parecer menor e bagunçado.

3. Decore com espelhos

Usar espelhos é uma ótima maneira para ampliar visualmente os espaços. Quando peças grandes são postas em lugares estratégicos, valorizam o ambiente e dão a sensação de continuidade. Contudo, é preciso ter muita atenção. Não encha sua casa de espelhos. Uma peça grande no cômodo já é o suficiente.

Outro detalhe importante é atentar para a parede oposta. Cuide para que o espelho não reflita uma superfície repleta de objetos, pois isso dará o efeito contrário ao esperado, isto é, passará a impressão de um espaço reduzido.

4. Invista na iluminação

Quanto mais iluminado um ambiente estiver, maior ele parecerá ser. Do mesmo modo, uma boa iluminação colabora para a leveza do cômodo. Por esse motivo, não deixe cantos escuros em sua casa ou apartamento. Além da luz geral, invista em luzes indiretas e direcionadas com spots, arandelas, luminárias ou refletores.

Ainda, aproveite ao máximo a luz natural. Para isso, utilize cortinas claras feitas em tecido fluido e translúcido, como o voil. Elas permitem a entrada da claridade e, ao mesmo tempo, conservam a privacidade da residência.

Viu como é fácil otimizar o espaço do seu lar? Citamos truques simples que podem ser aplicados até em imóveis alugados. Com as dicas acima, você terá muito conforto, aconchego e praticidade no seu dia a dia, mesmo que seu apartamento seja pequeno.

Ficou com alguma dúvida? Tem algo a acrescentar sobre como aproveitar melhor o espaço disponível? Deixe um comentário abaixo para compartilhar suas ideias!