Todo mundo quer morar bem e ter um espaço adequado para acomodar a família. Se o objetivo é residir na capital do Rio Grande do Norte, saiba que existem várias opções de imóveis para alugar ou comprar. Outra dúvida que pode surgir durante a escolha tem a ver com as características do empreendimento. Afinal, será que é melhor buscar casa ou apartamento em Natal?

Ambos têm prós e contras que precisam ser considerados no momento da decisão. Se você não sabe quais são, acompanhe o nosso post e descubra qual tipo de moradia tem mais a ver com o seu perfil!

Vantagens de ter uma casa em Natal

As casas são bastante populares entre grandes famílias e pessoas que valorizam a tranquilidade. Isso porque são unidades independentes, geralmente localizadas a uma distância considerável de outros imóveis.

Espaços amplos

Quando comparadas aos apartamentos, as casas costumam ter espaços internos e externos maiores. Isso é um ponto favorável para quem gosta de ter muita área disponível. A metragem extra proporciona mais conforto no momento de receber visitas, sem contar que garante a comodidade de todos os familiares no dia a dia.

Muitas casas também incluem áreas de lazer na forma de quintais, varandas amplas e até quiosques com churrasqueira. Nesses ambientes ao ar livre, o proprietário pode cultivar plantas ornamentais, montar uma horta e criar animais.

Mais privacidade

Mesmo com construções vizinhas em todos os lados, uma casa tende a ter menos contato com a vizinhança. Afinal, ao contrário do que ocorre em um edifício de apartamentos, a unidade residencial não fica integrada a outra por meio de paredes.

O resultado é mais privacidade para os moradores, que podem fazer o que têm vontade dentro de casa. Como a distância entre terrenos costuma ser relativamente grande, fica mais fácil curtir uma música ou fazer uma reunião de amigos sem se preocupar em atrapalhar outras pessoas.

Ainda, se o objetivo é aproveitar o tempo de folga fora de casa, saiba que Natal abriga ótimos bairros para praticar atividades ao ar livre.

Liberdade para personalizar

Mais um ponto a favor das casas está na possibilidade de alterar a aparência e a configuração dos espaços. Ou seja, se o proprietário quiser fazer uma reforma que envolva mudança estrutural, adição de novos ambientes ou apenas uma atualização na decoração, pode seguir com a ideia sem problemas.

É uma ótima alternativa para famílias que fazem questão de personalizar a residência e deixar os cômodos com o estilo desejado.

Desvantagens de morar em casa

Como todo imóvel, uma residência independente também tem aspectos que podem ser considerados negativos para algumas pessoas.

Menos segurança

As casas são mais suscetíveis ao acesso de pessoas mal-intencionadas. Isso porque não costumam ter toda a estrutura de proteção presente nos edifícios verticais. Além disso, os custos para garantir a segurança de uma única propriedade são altos.

A saída, nesses casos, é buscar imóveis em regiões conhecidas e com grande fluxo de pessoas, pois isso desestimula ações criminosas. Os bairros Ponta Negra e Tirol, por exemplo, são ótimos por serem movimentados e muito procurados pelos turistas.

Custo de manutenção

Quem compra uma casa pode se ver livre dos custos com condomínio. Porém, precisa custear os serviços necessários para a manutenção do imóvel ao longo do tempo. Isso inclui despesas com limpeza de terreno e de áreas como piscina, reformas, consertos e reparos, em geral.

Esses cuidados são fundamentais para manter a casa em boas condições, além de garantir que seja um patrimônio valorizado no mercado imobiliário.

Vantagens de ter um apartamento em Natal

Alvos de jovens casais e de quem está prestes a morar sozinho pela primeira vez, os apartamentos representam a simplicidade da vida moderna.

Praticidade

A rotina dentro de um apartamento é muito prática. Afinal, mesmo as unidades com dimensões reduzidas costumam apresentar plantas otimizadas. Tal condição facilita a limpeza e a organização dos cômodos. É importante considerar, também, que os custos dos serviços de manutenção do prédio e das áreas de uso comum são divididos entre os condôminos.

Você pode ter ainda mais praticidade ao escolher bairros como Lagoa Nova, que concentram variedade de comércios, serviços e áreas de lazer.

Mais segurança

Para quem não é morador, o acesso às unidades residenciais é bem difícil. Sem contar que muitos edifícios costumam ser equipados com muros altos, cercas e portões eletrônicos. Em alguns casos, há uma equipe de segurança para controlar todas as entradas e saídas.

Se você optar por um apartamento com varanda gourmet, por exemplo, não precisará se preocupar com trânsito e outras situações quando quiser curtir a companhia dos familiares. Afinal, poderá comemorar, preparar uma refeição ou relaxar em um espaço privativo.

Lazer variado

Vários empreendimentos são equipados com diferentes áreas de lazer. Piscinas, playground, saunas, academias e quadras esportivas são alguns exemplos. Morar em um apartamento dentro de um prédio com estrutura completa é uma ótima opção para quem gosta de ter diversão a um passo de casa.

Nos momentos em que quiser variar e sair para um passeio com os animais de estimação, o proprietário pode procurar regiões que misturam a atmosfera urbana a espaços verdes. O bairro Petrópolis é uma ótima escolha por ser um dos mais arborizados da cidade.

Desvantagens de morar em apartamento

Algumas questões da moradia compartilhada em um prédio podem incomodar quem não está acostumado com esse estilo de vida.

Regras de convivência

Todo condomínio tem normas definidas por meio de assembleias e reuniões específicas. Isso significa que os moradores deverão obedecer às regras discutidas em conjunto. Pode ser difícil se acostumar com tantas restrições, mas elas são essenciais para uma convivência harmônica e agradável entre os proprietários.

Ruídos dos vizinhos

Um dos pontos que pesam contra os apartamentos é o barulho dos vizinhos. Em um prédio, a percepção dos sons gerados por outras pessoas é maior porque a unidade residencial é limitada por paredes que ficam ligadas a outros apartamentos. Nesses casos, vale levar reclamações ao síndico para que tome providências.

E então? Conseguiu descobrir qual das opções de moradia é perfeita para você? Perceba que tanto uma casa quanto um apartamento em Natal tem vantagens que compensam os aspectos negativos. Portanto, reflita sobre os pontos apresentados, tome a sua decisão e comece a preparar a mudança para o novo lar.

Quer acompanhar os próximos conteúdos em primeira mão? Então, curta a nossa página no Facebook!