Abreu Imóveis

Você sabe o que é incorporação imobiliária? Há vários tipos de segmentos no mercado imobiliário e é preciso entendê-los bem para fazer a melhor escolha do imóvel, seja para compra, seja para venda, seja para locação, seja para investimento. Ainda, vemos várias figuras em uma negociação, sendo que as mais comuns são as imobiliárias, construtoras e incorporadoras.

Cada uma exerce um papel fundamental e específico. Sabendo da importância de conhecer a fundo os termos, os tipos de negociação e as figuras do setor de imóveis, preparamos este post. Siga com a leitura do artigo e descubra o que é incorporação imobiliária e como ela funciona.

O que é incorporação imobiliária?

A expressão refere-se a juntar dois ou mais elementos em uma única estrutura. Como estamos nos referindo ao mercado imobiliário, os elementos que se tornarão um só são a edificação e o terreno no qual será feita a construção. Isto é, a construção será incorporada ao terreno.

Como o setor conta com leis específicas, temos a Lei n° 4.591, que dispõe sobre o assunto. Ela explica que a incorporação se trata de uma construção feita por pessoa física ou jurídica sobre o terreno de um terceiro. A lei ainda aponta a possibilidade da venda de unidades de um edifício que ainda está em construção, que é a chamada compra de um apartamento na planta.

Qual a diferença entre imobiliária, construtora e incorporadora?

Ao procurar um novo imóvel, é comum nos depararmos com alguns nomes que podem gerar confusão. A imobiliária, a construtora e a incorporadora têm responsabilidades diferentes na concepção de um novo empreendimento. A seguir, conheça como cada uma atua.

Imobiliária

Trata-se da empresa que realiza a intermediação de vendas e locações de imóveis, e, ainda, a administração de propriedades alugadas. Ou seja, atua como mediadora entre o proprietário de um imóvel e o comprador ou inquilino.

Construtora

É a parte responsável pela execução das obras conforme as especificações técnicas, as normas vigentes, o prazo contratual e o memorial descritivo. Podemos dizer que é a empresa que realiza a obra de forma literal: contrata e administra a mão de obra, emprega maquinários e equipamentos, realiza testes, executa o projeto, entre outras atividades relacionadas à construção.

Incorporadora

É a pessoa jurídica que identifica as oportunidades, faz estudos de viabilidade, adquire o terreno, desenvolve projetos de arquitetura e contrata a construtora. Desse modo, toda a articulação do empreendimento é feita pela incorporadora. Então, quando uma pessoa compra um imóvel na planta, a imobiliária intermedeia a negociação entre o comprador e a incorporadora.

Vale lembrar que algumas construtoras também são suas incorporadoras. Isto é, exercem as duas funções ao mesmo tempo.

Como funciona a incorporação imobiliária?

A construção de um condomínio requer um investimento bastante alto por parte da incorporadora. Por esse motivo, muitas comercializam as casas ou apartamentos antes mesmo de serem construídos.

Assim, o valor obtido com as vendas é utilizado para financiar as obras. As vendas também ocorrem durante a construção. Isso garante o recebimento de recursos necessários para a conclusão da obra.

Esperamos que este post tenha ajudado a compreender o que é incorporação imobiliária. Essa é uma opção muito interessante e vantajosa para ambas as partes. Afinal, a incorporadora consegue arrecadar o suficiente para viabilizar seus empreendimentos e, por sua vez, o comprador consegue adquirir um imóvel a um preço mais baixo se comparado a um pronto.

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário? Então, não deixe de ler nosso post com 7 dicas fundamentais de como avaliar um imóvel.