Abreu Imóveis

Antes de fechar um contrato de aluguel, é importante saber como avaliar um imóvel corretamente para garantir um bom negócio. Antes de tudo, é preciso fazer uma visita para observar a vizinhança e todas as características da casa ou do apartamento.

Afinal, ao fazer essa mudança, é preciso encontrar um imóvel que atenda a todas as necessidades, mas também se encaixe no orçamento da família. Assim, para evitar gastos desnecessários e garantir um bom negócio, é importante saber o que observar para fazer essa escolha.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este post listando as principais dicas para você fazer uma ótima avaliação e escolher o imóvel ideal para alugar. Acompanhe!

1. Analise a localização

A localização é um dos pontos que influenciam no valor do imóvel. É comum que os preços variem de acordo com os bairros ou ruas, então é preciso considerar esse fator na hora de avaliar o preço ofertado e decidir onde você quer morar.

Considere quais são as necessidades da família, para encontrar as melhores opções de bairros: perto do trabalho ou do colégio dos filhos, em uma região mais calma ou mais movimentada, enfim, são diversos fatores que podem ser considerados para tomar essa decisão.

A proximidade com avenidas ou vias de acesso, centros comerciais e outras facilidades para o dia a dia também contam. Em caso de dúvidas, visite imóveis em outras localizações para fazer o comparativo e definir o custo-benefício ideal.

2. Considere a idade e conservação do imóvel

Ao procurar imóveis para alugar você vai se deparar com várias opções: antigos, mais recentes ou mesmo os que não tiveram outros moradores. Em geral, os novos têm um valor de aluguel mais elevado.

Por outro lado, os imóveis mais antigos costumam ser mais amplos e espaçosos. Contudo, devido aos anos de uso, podem exigir alguns reparos ou contar com detalhes (como pisos e azulejos) que não agradem os futuros moradores. Por isso, também é fundamental analisar o estado de conservação do imóvel, por exemplo:

  • instalações hidráulica e elétrica;
  • estado das portas e janelas;
  • conservação da estrutura;
  • existência de cupins;
  • necessidade de reparos.

Principalmente entre os mais antigos é comum encontrar opções que já passaram por grandes reformas e reparos. Isso também afeta o valor do aluguel, por isso, converse com o proprietário ou a imobiliária para se inteirar sobre todas as obras que já foram feitas e o real estado do imóvel.

3. Observe o tamanho do imóvel

O tamanho do imóvel também deve ser considerado na hora de avaliar, portanto, é preciso verificar a metragem total, o número de cômodos, quantidade de quartos ou suítes e banheiros, área privativa, entre outras características. Em geral, imóveis maiores têm um preço superior.

Porém, é preciso ter em mente que o valor do m² varia de acordo com o padrão do imóvel e a região onde ele fica. Desse modo, você pode encontrar opções menores com preços superiores. Como dissemos, é preciso considerar diversos fatores para fazer uma avaliação correta.

4. Pesquise o valor de outros imóveis

O preço cobrado por outros proprietários também é importante na hora de avaliar um imóvel e ver se o valor ofertado é adequado. Mas é importante que eles tenham as mesmas características — padrão de acabamento, idade, tamanho, mobília e localização.

Se for um apartamento, pesquise como são os aluguéis das outras unidades do prédio. O mesmo pode ser feito nas casas em condomínio. Você também pode fazer pesquisas na internet para encontrar ofertas de imóveis parecidos ou contar com a consultoria de uma imobiliária. Assim, você garante informações seguras a respeito dos valores praticados pelo mercado.

5. Fique de olho na infraestrutura

A infraestrutura também é um fator fundamental para quem quer aprender como avaliar um imóvel, pois ela está diretamente relacionada ao conforto dos moradores. Alguns itens que devem ser observados, são:

  • número de vagas de garagem;
  • acessibilidade;
  • área de lazer (piscina, churrasqueira e espaço gourmet, por exemplo);
  • quintal.

Em geral, esses itens podem aumentar o valor do aluguel, tendo em vista que proporcionam mais facilidade para os inquilinos. Aqui, é importante avaliar as reais necessidades da família para identificar quais itens são importantes, pois todos refletirão no preço ofertado.

6. Verifique a qualidade dos acabamentos

O acabamento está relacionado aos materiais que foram escolhidos na construção e decoração. Eles afetam o bem-estar e, em alguns casos, podem gerar problemas e exigir reparos, portanto, avalie itens como:

  • pintura, pisos, rodapés e outros revestimentos;
  • torneiras, chuveiros e ralos;
  • existência de rachaduras ou outros problemas.

Também é importante verificar se eles foram bem instalados e estão em bom estado de conservação. Se for necessário, converse com o proprietário para ver a possibilidade de ele fazer os reparos antes da entrega das chaves.

Se o imóvel for mobiliado, você também deve considerar o funcionamento e o estado de conservação de todos os itens inclusos no aluguel. A mobília agrega valor ao bem, então é importante avaliá-la com atenção para ter certeza que está fazendo um bom negócio.

7. Não se esqueça do condomínio

Ao avaliar um imóvel, também é importante observar qual é a infraestrutura ofertada pelo condomínio, se for o caso. Existem opções com diversas facilidades, como:

  • salão de festas;
  • espaço gourmet;
  • playground;
  • academia;
  • piscina;
  • elevadores;
  • quadras esportivas.

Mesmo nos casos em que estrutura do condomínio não afete o aluguel, é preciso considerar o valor da taxa que é de responsabilidade do inquilino. Também é possível fazer o comparativo com outros prédios e condomínios fechados da região, para verificar se os valores cobrados estão adequados.

Observando todos os fatores, com certeza você saberá como avaliar um imóvel e identificar a opção ideal para a sua família. Mas para ajudar nessa busca, conte com o apoio de uma imobiliária. Os corretores associados conhecem os valores de mercado e podem auxiliar na negociação e na busca pelos melhores preços.

Gostou deste conteúdo? Se você está em busca de um imóvel para alugar e quer auxílio profissional, entre em contato conosco! Temos uma equipe preparada para encontrar as alternativas ideais, de acordo com as necessidades e o orçamento da sua família!

Economia favorável ao mercado imobiliário aponta boas perspectivas para os próximos meses
02 dez
Mercado Imobiliário Notícias

Economia favorável ao mercado imobiliário aponta boas perspectivas para os próximos meses

Ramo de venda e locação de imóveis tem crescido e apresenta novidades ao cliente potiguar As mudanças na economia do […]

leia mais
Abreu lança modalidade de antecipação de aluguel
10 out
Dicas de Natal Mercado Imobiliário

Abreu lança modalidade de antecipação de aluguel

Novo produto busca atrair clientes para o serviço de locação de imóveis, oferecendo a antecipação do valor total de três […]

leia mais