Muitas pessoas preferem morar de aluguel a se comprometer com as parcelas do financiamento imobiliário. Porém, é preciso saber como escolher um apartamento para alugar, a fim de garantir mais conforto para a família.

A locação oferece diversas vantagens, com mais opções de imóveis e tranquilidade para se mudar. Contudo, como o contrato prevê prazos e multas em caso de descumprimento, é importante ter segurança na escolha para não se arrepender.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este post com as principais dicas para acertar na escolha do apartamento para locação. Confira!

Identifique as necessidades da família

O que você precisa em um apartamento? Essa é a primeira pergunta que deve ser respondida antes de começar a busca pelo imóvel ideal. Questões como número de quartos, vagas de garagem e espaço disponível são fundamentais para direcionar a busca.

Se você precisa de uma área de lazer no prédio, tem preferência por alguma posição solar ou busca um imóvel mobiliado (ou sem mobília), anote. Dessa forma, você pode filtrar as opções mais facilmente e visitar somente os lugares mais adequados.

Para ajudar nessa busca, você pode contratar uma imobiliária, pois os corretores poderão indicar os imóveis que atendam às suas necessidades, auxiliando em todas as etapas da pesquisa, incluindo a negociação e o suporte durante todo o período de locação.

Defina o valor máximo do aluguel

Outra questão importante é definir o valor máximo do aluguel: em geral, os proprietários e imobiliárias exigem que você comprove rendimento três vezes superior ao custo do aluguel e encargos, que podem incluir IPTU, condomínio, seguro obrigatório, entre outros.

Além disso, é importante fazer um bom planejamento financeiro para determinar os valores que podem ser investidos no aluguel, sem prejudicar o pagamento das despesas do dia a dia, como água, luz, mercado e outros custos importantes para o conforto da família.

Considere a localização

Quando você procura dicas sobre como escolher um apartamento para alugar, a avaliação da localização é um dos pontos mais importantes. Ela influencia os custos do aluguel e também afeta outros aspectos, como trânsito, movimentação de pessoas e deslocamento para o trabalho ou o colégio dos filhos.

Visite o imóvel para conhecer a infraestrutura da rua, os comércios do bairro e possíveis pontos de interesse, como praças, farmácias e mercados. Além disso, pesquise sobre a segurança no local e, se for o caso, confira também como é o serviço de transporte na região.

Verifique a situação do imóvel

A situação do imóvel é um item fundamental na escolha do apartamento para alugar. Visite o local para ver quais são as características, o estado de conservação, os acabamentos, a infraestrutura do prédio e outros detalhes relevantes.

Nem sempre fotos ou vídeos divulgados permitem que você visualize corretamente o lugar, portanto, a visita é fundamental para ter certeza sobre as características do apartamento. Se possível, vá ao local em diferentes horários para observar a vizinhança.

Caso encontre algum problema no imóvel, negocie os eventuais reparos antes de assinar o contrato. Após fechar negócio, não se esqueça de fazer o laudo de vistoria antes de pegar as chaves. Assim, você evita surpresas depois de se mudar e terá mais segurança na escolha.

Por isso, na hora de escolher um apartamento para alugar, vale a pena visitar diferentes opções e pesquisar os imóveis, com paciência, até encontrar a opção mais adequada. Assim, você pode fazer comparativos para definir o melhor custo-benefício para a locação.

Gostou do conteúdo sobre como escolher um apartamento para alugar? Se você quer saber mais sobre a localização ideal do imóvel, aproveite para conhecer os melhores bairros para morar em Natal e praticar atividades ao ar livre!