Quando se trata de fazer a decoração para apartamento alugado, a solução é deixar tudo mais bonito e aconchegante sem fazer modificações estruturais. Conseguir isso depende de conjugar elementos simples de instalar e que possam ser retirados com facilidade posteriormente.

Dar mais personalidade ao imóvel locado também torna fundamental conhecer o que a lei permite ao inquilino, no que diz respeito à utilização da residência. Entender seus direitos afastará dúvidas, além de permitir clareza em relação aos itens decorativos que podem ser agregados aos espaços.

Decididos a ajudar você com esses aspectos, elencamos algumas dicas para somar estilo ao seu apartamento. Prossiga a leitura e descubra essas formas estratégicas de decorar sem ter prejuízos e nem dores de cabeça!

Aplique papel de parede

Mexer com a pintura de paredes requer investir em tintas e mão de obra, o que raramente sai em conta. O valor investido, nesse caso, pode não compensar quando se mora em um imóvel de aluguel. Esse dilema, de contrapor o custo da pintura ao desejo de colorir os cômodos, pode ser resolvido com a colocação de papéis de parede.

De custo bastante razoável e simples aplicação, esses elementos decorativos são ótimos para acrescentar cores ao apartamento alugado. Podem ser usados em uma só parede ou revestir todas elas, dependendo do efeito desejado. Disponíveis em uma quase infinidade de padrões, representam um dos jeitos mais simples de caprichar no visual do apartamento alugado.

Faça das cortinas suas aliadas

As cortinas têm várias funções, pois barram a luminosidade direta, criam uma atmosfera de aconchego e fazem o ambiente mais bonito. Tudo isso sem a necessidade de grandes gastos ou de modificações estruturais no imóvel. Sendo assim, instalar essas peças é uma das melhores soluções em decoração para apartamento alugado.

Lembre-se, na hora de escolher as cortinas para a sua residência, de considerar o tipo de instalação que cada modelo requer. Peças com rodízios feitos para correr em trilhos são opções bem tradicionais. Porém, sua fixação demanda mais furações na parede do que o suporte tipo varão requer, por exemplo.

É importante, ainda, atentar ao tamanho do cômodo que receberá as cortinas e às medidas das janelas — ou portas — onde serão instaladas. Veja que cortinas muito compridas, ou que ocupam grande parte da parede, tendem a dominar o cenário, sobrecarregando o ambiente.

Escolha com cautela os objetos decorativos

Ao escolher mobílias e elementos decorativos para compor o visual do seu apartamento, opte por utilizar peças soltas. Ou seja, entre um artigo que pode ser retirado facilmente e outro que dará despesa e trabalho para ser removido, prefira o primeiro. Nesse sentido, evite móveis, estruturas e adornos fixos no chão ou nas paredes, que ocasionem despesas e deem trabalho na hora da devolução da residência.

Na lista do que pensar duas vezes antes de adquirir, entram os móveis planejados, os boxes para o banheiro e as demais estruturas dispendiosas e difíceis de levar embora, quando você se mudar. No lugar desses objetos, use aqueles mais versáteis, como as prateleiras e os nichos decorativos. 

Desse modo, você aproveita a beleza e a praticidade de peças que são autênticas coringas para qualquer ambiente do imóvel. Disponíveis em diversos materiais e estilos, elas ajudam a manter tudo no lugar e diminuem a falta de espaço, enquanto imprimem modernidade ao apartamento.

Utilize luminárias e abajures nas suas composições

Usar luminárias é um jeito certeiro de dar toques de sofisticação ao imóvel e permite criar os mais variados efeitos. Só que, para quem mora de aluguel, instalar pontos de luz deve ser criteriosamente considerado. Nesse contexto, as luminárias com trilhos brilham como solução prática, de baixo custo e excelentes resultados. Com elas, você consegue distribuir pontos de luz pelo apartamento, sem quebradeiras ou gastos além da conta.

Os abajures oferecem mais uma alternativa para criar atmosferas decorativas, sem nem sequer mexer com instalação. Pendentes permitem criar ilhas de luz e servem para destacar peças decorativas ou partes do ambiente. Colocados em cima de um aparador, deixam salas e corredores com um clima intimista. Para os quartos, usar arandelas é um jeito especial de iluminar e decorar os espaços feitos para relaxar.

Invista em quadros, pôsteres e painéis

As possibilidades decorativas proporcionadas pelos quadros, pôsteres e painéis são ilimitadas. Essas peças têm o poder de levar mais charme a todas as áreas do apartamento, incluindo a cozinha e o banheiro. Encontrados em variados tamanhos, todo tipo de estampa e com ou sem moldura, levam, para dentro do imóvel, temas tradicionais ou vanguardistas.

Na hora de espalhar esses objetos pelas paredes, tenha o cuidado de optar por um método que dispense fazer furos. As massas, os ganchos, os suportes e as fitas adesivas se prestam muito bem à finalidade de fixar elementos decorativos, o que inclui os pôsteres e as molduras não muito pesadas.

Quanto aos painéis decorativos, podem ser usados sobre as paredes, ou servir de divisória entre ambientes. Para cada recanto do lar, existem muitas opções desse item, tanto em se tratando dos materiais de fabricação quanto em relação às cores e texturas.

Coloque a natureza para dar vida aos ambientes

Optar pelas plantas para dar o toque final à decoração do apartamento alugado se traduzirá em diversos benefícios. Primeiro, o verde propicia as mais lindas composições, sejam em vasinhos, sejam em floreiras. Para ter uma ideia, cultivar um jardim vertical, ou um recanto com folhagens e flores, pode ser a maneira ideal de dar vida ao imóvel. Acondicionadas em cachepots, as plantinhas ficam lindas sobre prateleiras e mesas e colocadas como decoração das paredes.

É indispensável não perder de vista que as mudas devem ser compatibilizadas com as condições dos ambientes. Então, se, no seu apartamento, entra pouca luz natural, plante espécies resistentes, como os cactos e as suculentas.

Como você pôde perceber, a decoração para apartamento alugado está ligada à manutenção das condições iniciais do imóvel. Isso quer dizer que você tem o direito de decorar o seu lar à vontade, desde que isso não implique mudanças estruturais.

Isso porque qualquer modificação na residência alugada só pode ser feita com a autorização do proprietário. Essa regra é determinada pela Lei do Inquilinato, que aponta como obrigação do inquilino devolver a moradia igual a quando foi alugada. Seguir essa indicação é manter bem longe os transtornos e desfrutar melhor do período locatício.

O nosso post sobre decoração para apartamento alugado foi útil? Descubra, agora, tudo sobre reforma em imóvel alugado e saiba o que deve ser levado em consideração!

Soluções digitais facilitam processo de aluguel de imóveis em Natal
13 dez
Sem categoria

Soluções digitais facilitam processo de aluguel de imóveis em Natal

Imobiliária desburocratiza trâmites de locação de casas, apartamentos e imóveis comerciais com a digitalização do processo A Pesquisa Nacional por […]

leia mais
Economia favorável ao mercado imobiliário aponta boas perspectivas para os próximos meses
02 dez
Mercado Imobiliário Notícias

Economia favorável ao mercado imobiliário aponta boas perspectivas para os próximos meses

Ramo de venda e locação de imóveis tem crescido e apresenta novidades ao cliente potiguar As mudanças na economia do […]

leia mais